Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Livre: Eliana expõe foto de paparazzi e dá um basta em vigilantes do corpo

A apresentadora Eliana: "Vivo a libertação da pose e a vida como ela é" - Reprodução/Instagram
A apresentadora Eliana: 'Vivo a libertação da pose e a vida como ela é' Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

15/12/2021 11h52

Você está de biquíni com seus filhos na piscina. Do nada, alguém decide tirar uma foto da sua bunda, que viraliza. A maioria das mulheres que eu conheço (eu incluída) sente arrepios ao se imaginar em tal situação.

Além da invasão da privacidade e da falta de respeito, quem disse que a gente quer mostrar nosso corpo de biquíni para a maior galera? E quem disse que a gente está feliz com o corpo naquele dia?

Pois foi exatamente o que aconteceu com a apresentadora Eliana no final de semana. Ela estava com os filhos na piscina de um hotel e um paparazzo fotografou sua bunda. Eliana diz que tremeu e teve taquicardia quando viu a foto. Mas, depois, ela resolveu transformar o episódio em um manifesto e dar um basta nos vigilantes do corpo.

A apresentadora, que costuma ser bem discreta, publicou a foto em seu Instagram junto com um texto de desabafo, em que diz que isso nunca tinha acontecido com ela em 32 anos de carreira e que quando viu a foto chegou a pensar que tinha errado em ter ido à piscina com amigos e os filhos. Sim, é o que acontece conosco. Sofremos esse tipo de abuso e ainda nos culpamos.

Só que Eliana parece ter se cansado de viver sob esse medo e essa vigilância.

"Por muitos anos, deixei de brincar numa praia com meus filhos com receio de ter meu corpo exposto e lançado ao julgamento", escreveu. E completou dizendo que a cobrança sempre era maior nas mulheres.

Pura verdade. Eliana, por ser famosa, talvez tenha uma paranoia extra com o corpo (além das que todas nós temos). Afinal, no caso de uma mulher famosa, qualquer "imperfeição" pode virar notícia. E até os elogios a esse tipo de foto costumam ser constrangedores, do tipo: "Eliana exibe corpão aos 48 anos". Como se uma mulher dessa idade usar um biquíni e ser magra fosse uma exceção, um "case" a ser estudado por cientistas.

Mas o medo dos vigilantes do corpo (e nossa própria vigilância) faz com que milhares de mulheres se privem de coisas ótimas e saudáveis como um dia relaxando na praia. Isso acontece diariamente.

Na adolescência, é comum que as meninas só tenham coragem de ficar na praia quando enroladas em uma toalha. Com o tempo, "melhora". Elas até tiram a toalha, mas dá-lhe insegurança e dietas para "entrar em forma para o verão".

A sorte é que, com o tempo, muitas de nós, assim como Eliana, se cansam e dão um basta na patrulha.

"A maturidade me fez entender que o corpo é meu, e eu não posso deixar de curtir os meus quase 50 anos por conta do que os outros vão pensar ou falar. Vivo a libertação da pose e a vida como ela é", escreveu.

Tomara que muitas mulheres façam o mesmo e passem a dizer dane-se para esse tipo de pressão. Não é fácil. Afinal, somos invadidas com imagens de corpos perfeitos e por essas "dicas de verão" desde que nascemos. A sorte é que a maturidade nos faz perceber a imensa perda de tempo (e de autoestima e felicidade) que tudo isso representa. Boa, Eliana.