Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jojo Todynho é atacada após ficar noiva. Só mulher-padrão pode ser amada?

A cantora Jojo Todynho e o noivo, o militar Lucas Souza  - Reprodução/Instagram
A cantora Jojo Todynho e o noivo, o militar Lucas Souza Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

14/12/2021 04h00

Sexta-feira passada (10), a cantora Jojo Todynho, uma mulher jovem e talentosa, foi pedida em casamento. Ela está namorando o militar Lucas Souza, que fez o pedido com toda pompa, ajoelhando e se declarando publicamente para ela nas redes sociais. Ela aceitou, e disse estar muito feliz. Ótimo, não?

Não para todos. Jojo tem enfrentado uma onda de ataques que não costuma acontecer quando outra mulher famosa e jovem como ela é pedida em casamento.

Motivo: Jojo é uma mulher preta e gorda. Simples e terrível assim. E, provavelmente, os que criticam e fazem piadas acham que uma mulher como ela não pode ter um homem que a ame. "'Duvido que isso seja amor", dizem os espertalhões da internet, insinuando que o noivo de Jojo só está com ela por causa do seu dinheiro. Como?

Na cabeça dessas pessoas, a cantora de 24 anos, uma mulher talentosa que parece ser muito gente boa, não seria digna de amor. Esse seria um privilégio reservado só para mulheres dentro do padrão de beleza: e, de preferência, dóceis e delicadas, e não uma garota que fala o que pensa e tem personalidade forte como Jojo.

Uma mulher como ela, no máximo, seria "amante" de um homem, aquela garota que o cara não apresentaria orgulhoso para os amigos. Quanta crueldade há nisso?

Jojo não é boba. E conhece muito bem o preconceito. Nas redes sociais, desde que o namoro dos dois vazou (ela manteve em segredo por alguns meses, provavelmente porque já esperava o que viria), ela tem denunciado o preconceito que enfrenta. Após anunciar o noivado, ela desabafou no Instagram:

"Infelizmente, a gente vive em um país muito preconceituoso onde as pessoas acham que porque você é famosa, porque você tem dinheiro, todo mundo vai se aproximar de você por interesse. Eu aprendi nessa vida que só se vive enganado quem quer e quem tem boca fala o que quer né? Quando a pessoa aponta para as outras, ela está falando dela mesmo, de coisas que ela vive."

Ela sabia também que o preconceito iria sobrar para o namorado:

"Eu fugi do Lucas porque a vida dele é muito diferente da minha. Eu sei como é difícil ser militar e estar envolvido com uma pessoa pública, tem muito preconceito, de todos os lados, ainda mais com uma pessoa como eu, fora do padrão. E aí eu tinha medo de prejudicar ele porque as pessoas são muito preconceituosas."

Fora do padrão

Sim. Realmente as pessoas são muito preconceituosas. E Jojo sabe se defender muito bem. Mas só o fato dela ter que responder a esse tipo de ataque já é absurdo e demonstra o tamanho do preconceito que ela e todas outras mulheres que não apresentam o padrão estético sofrem.

Outra coisa curiosa. Ter um "namorado", um "marido", ou seja, "um homem do lado", ainda é considerado no Brasil algo incrível, uma espécie de honra que só algumas mulheres "merecem". E muitos dos que pensam assim são o quê? Homens, esses seres com autoestima gigante. "Eu que não ficaria com a Jojo", eles dizem, como se ela fosse querer ficar com eles. Alô!

Se não fosse revoltante, seria até engraçado.