Cuidar da saúde mental na pandemia virou desculpa para tudo?
Quantas vezes você ouviu a frase "preciso cuidar da minha saúde mental" em 2020? Eu ouvi várias. Por um lado, isso me deixou muito contente. Isso porque cuidar da cabeça é importante mesmo. Principalmente no meio de uma pandemia que nos fez ficar trancados em casa, tendo que lidar o tempo todo com a solidão, o medo e a morte.
Tenho 20 anos de análise e sofro de ansiedade crônica. Convivo com a síndrome de pânico há décadas. Ou seja, sei muito bem como é importante cuidar da saúde mental. E cuido.
Estava achando ótimo esse papo de saúde mental e incentivando amigas que, por exemplo, moram sozinhas, a dar uma volta, encontrar um amigo, para que não pirassem. Ainda incentivo.
Acho que no momento temos que tomar cuidado com três coisas: não morrer, não enlouquecer e não prejudicar os outros.
Mas, infelizmente, de uns meses para cá, quando a volta "à normalidade" virou uma ideia mais aceita e fomos ficando mais cansados da situação, passei a ver um monte de gente usando o cuidado com a saúde mental como uma espécie de cartão desculpa.
Nas minhas redes sociais, comecei a ver coisas como:
"Viajei para outra cidade, onde me hospedei em um hotel de luxo e fui a vários restaurantes porque EU MEREÇO fazer isso pela minha saúde mental."
"Não aguento, vou viajar com meus 15 amigos porque não tenho mais saúde mental".
Olhando fotos de praias cheias, a impressão que dá é que uma pessoa foi lá cuidar da saúde mental e encontrou várias pessoas que estavam lá fazendo o mesmo. Juntas, formaram uma multidão.
O medo protege
Claro que dar um mergulho faz bem para a saúde mental e é ótimo. Mas ficar na praia lotada é perigoso, para você e para os outros. O limite entre cuidar de si e ser egoísta é pequeno. Conversei com a amiga psicanalista Camila Kfouri para tentar entender melhor esse imbróglio.
"A saúde mental é algo realmente importante durante a pandemia, mas, de fato, as pessoas passaram a abusar do cartão saúde mental, o que pode fazer com que elas paguem caro por isso", diz Camila. Segundo ela, todos estamos exaustos e por isso, quem pode, deve mesmo encontrar um lugar onde possa dar uma descansada. Agora, abusar e agir com irresponsabilidade faz mal, inclusive para a própria saúde mental.
Se você finge que não está com medo, ele aparece, mas de outras formas, até físicas. Aliás, no momento, quem preocupa mais os psicanalistas é quem não está com medo. Pois é um sentimento que serve para te proteger."
Camila explica que é difícil mesmo entender os limites entre cuidar da saúde mental e abusar do momento, já que estamos passando por algo que nunca vivemos antes.
Sim, esse ano foi difícil e pelo jeito vai continuar igual em boa parte de 2021. Temos mesmo que cuidar da cabeça. Agora, usar saúde mental como desculpa não engana ninguém. Nem você mesmo.