Topo

Morango

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arthur só teve caso com carboidratos e passa imagem de regenerado no 'BBB'

Globoplay/Reprodução
Imagem: Globoplay/Reprodução

Colunista de Universa

26/04/2022 04h00

De "vilão" a um dos participantes mais estimados pelo público. A jornada de Arthur no "BBB" começou dois anos atrás, quando Maíra Cardi, a esposa dele, o acusou publicamente de traição com prostitutas. Segundo ela, teriam sido 16 vezes. Com o dinheiro dela. Inclusive durante o puerpério, período em que amamentava a filha recém-nascida.

Maíra passou meses criticando Arthur e expondo alguns detalhes sórdidos do relacionamento dos dois. Depois reataram.
Divulgando nas redes tantas intimidades do casal, Maíra reteve a atenção da mídia e do público durante um ano e meio, até que o nome de Arthur começou a ser fortemente cogitado para o programa. Era chegada a hora da redenção. Do casal, aliás. Desde a confirmação dele na casa, não houve um único dia em que ela, que também é ex-BBB, não tenha sido notícia no país, ainda que, muitas vezes, negativa.

Estrategistas brilhantes, Arthur e Maíra parecem ter combinado que ela faria o papel da mandona excêntrica (antagonista); e ele, do coitado (protagonista). Deu certo desde o começo. A padaria "Me Engana Que Eu Gosto" vende muito bem, ainda que o produto não tenha sabor.

Empresária e coach de nutrição, Maíra causou polêmica, quando, por exemplo, falou em "estupro alimentar", referindo-se à suposta pressão social que uma mulher sofre para ingerir alimentos que a distanciem de uma meta de perda de peso.

O vídeo com essa declaração, aliás, ela publicou na mesma época em que Arthur comia pães e doces no BBB e lançava um "desculpa, amor" para as câmeras. Para a torcida do ex-Rebelde, foi o bastante para que ele se transformasse no "Pãozinho".

Jornada do herói

Em obras literárias e cinematográficas (e no "BBB", claro), é possível observar a construção da "jornada do herói". O termo foi criado em 1949 pelo escritor americano Joseph Campbell, especialista em mitologia e religião comparada.

De acordo Campbell, em seu livro "O Herói de Mil Faces", há um passo a passo para transformar um homem comum em um herói. A jornada do herói, também conhecida como monomito, é a estrutura de storytelling mais comum em narrativas em geral. Nela, basicamente, o personagem recebe um chamado, hesita, lança-se à aventura, enfrenta obstáculos, erra, aprende, e então retorna à casa, transformado.

A final previsível do BBB 22 com o pão que o diabo amassou

"Ele quer construir um cenário, entendeu? Onde tem o mocinho, o vilão, o afastado, o rejeitado... Parece que ele quer construir um papel desse. Ele quer passar pra fora (para os telespectadores) que ele quer muito ficar, que está sendo injustiçado, que eu sou o vilão. Esse é o discursinho dele. Entrou aqui montado pra isso, pra criar uma novela, criar um cenário", disparou Rodrigo Mussi em uma conversa com Lucas Bissoli, logo no início do "BBB 22".

Bom leitor do jogo, Rodrigo foi eliminado no segundo paredão. Uma das principais razões disso foi o fato dele se autodeclarar jogador numa competição que também valoriza sutilezas e dissimulações.

Já Arthur, que desde o princípio é tido como favorito, também é um jogador, mas, diferente de Rodrigo, não se autoproclama assim, pelo contrário, se vitimiza, diz ser perseguido e estar sozinho na competição - ainda que nenhuma dessas suas afirmações seja verdadeira.

Fogo no parquinho?

Se, em tese, o público quer ver "fogo no parquinho", por que cortar Rodrigo Mussi, mas derreter-se, como manteiga, por Arthur Aguiar? A resposta é relativamente simples: por influência.

Afinal, quem é Rodrigo Mussi na fila do "Pão"? Natural de São José dos Campos, o gerente comercial de 28 anos tinha pouco mais de 20 mil seguidores no Instagram antes de ser anunciado como participante do BBB.

Em duas semanas de programa, Rodrigo cativou 1,2 milhão de fãs. O interesse por informações sobre ele, entretanto, aumentou após o grave acidente de carro que o ex-BBB sofreu menos de um mês atrás.

A tragédia - que foi um dos assuntos mais noticiados do país - mexeu com o público: apenas 24 horas após a fatalidade, mais de 1 milhão de pessoas passaram a seguir o influenciador na rede social.

Rodrigo tem se recuperado bem e, de acordo com sua assessoria, "está cada dia mais lúcido e ativo." Hoje, Rodrigo tem mais de 3,6 milhões de fãs no Instagram.

NOo reality, o infiel Arthur só teve casos com carboidratos mesmo. Agora é um homem regenerado, que pode ostentar com orgulho a bio "artista, casado, pai e cristão" no Instagram, onde é seguido por mais de 13 milhões de pessoas.

Quem prefere entretenimento com ingredientes mais elaborados ficou na vontade. O que sobrou foi uma final previsível e insossa com o pão que o diabo amassou.