PUBLICIDADE

Topo

Oito perfis que vão deixar seu feed mais lindo e preto!

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Ana Paula Xongani

Ana Paula Xongani é multiempresária: no Ateliê Xongani, de moda afro-brasileira, e também na empresa que leve o seu nome, de criação de conteúdo. Apresenta o programa Se Essa Roupa Fosse Minha, no GNT, sobre moda consciente. Fala com leveza e responsabilidade sobre temas sempre importantes para que todo mundo junto construa um mundo mais justo e acolhedor para todos, especialmente para as mulheres pretas. Ativismo afetivo, como costuma dizer.

Colunista do UOL

03/09/2020 04h00Atualizada em 04/09/2020 10h15

A conversa que tive com Hanayrá Negreiros sobre moda, indumentária e registro a partir da imagem despertou em mim a noção de como a internet pode ser uma cartografia de moda do século 21. Cartografia é a área do conhecimento responsável pela elaboração, estudo e representações cartográficas em geral, incluindo croquis.

No entanto, sobre isso, há uma coisa importante: em razão das estratégias e dos algoritmos, temos um acesso direcionado ao conteúdo que consumimos. É muito louco pensar que podemos passar uma "vida" na internet e não cruzar com algo incrível, principalmente porque este algo incrível não faz parte do que os algoritmos entendem - e determinam - que você deve consumir.

Então, resolvi dar uma forcinha para leitores desta coluna e, quem sabe, ampliar o que aparece no seu feed. Vou te indicar 8 perfis mundo afora que são ótimas referências para ampliar seus olhares e perspectivas de moda e beleza negras. Sigam, deem like e salvem bastante! Vamos melhorar não apenas nossos algoritmos, mas também nossa visão de mundo!

Simplycyn

Já falei dela aqui em Universa, mas ela merece estar nas minhas listas toda vez que eu fizer uma. Com seguidores no mundo todo, sempre com seus looks color block (blocos de cores), em paisagens lindas e com sua pretitude deslumbrante. Agora mãe de gêmeos então, a beleza foi multiplicada por três.

Josy Ramos

É cor que vocês querem? Então toma! Para mim ela é uma enorme referência de como usar e abusar de looks coloridos, cabelos coloridos, acessórios coloridos, uma vida colorida. Com sua amiga Nina Gabriella, torna todas as cores possíveis para mulheres negras e isso é mais poderoso do que parece! Aliás, vou falar disso com mais profundidade numa próxima coluna.

Kiara Felippe

Eu fico encantadoramente confusa se ela é a DJ da moda ou a moda com uma DJ. Kiara vem dedicando suas postagens aos melhores looks, tutoriais de cabelos inovadores e confesso que até aprendo umas poses observando a beleza e a postura dela nos clicks. Acompanhar a Kiara é acompanhar o presente e o futuro.

Thonia Bankz

Ela nos ensina a ser elegante em todas as ocasiões da vida, com looks ousados e diferentes. Em cenários lindos, traz novas imagens da moda nigeriana, linda! Fashion, food e lifestyle com muita imagem boa para você salvar e consultar sempre que quiser!

Genize Ribeiro

Como ela mesma se denomina: a "Barbie Proletária". Eu acrescentaria: a Barbie Proletária que a gente precisava! Questionando os mais diversos padrões de beleza, ela se coloca pra jogo e to-dos os looks merecem likes e admiração. Suas roupas comunicam autoestima e autoaceitação.

Suityourself.co

A regra é alfaiataria e mais nada! Valem todas as cores, combinações e, principalmente, a quebra de estereótipos. O trio me faz suspirar, repensar e agradecer por se dedicaram a mostrar outra moda possível para mim e para o mundo.

Celynha

Sem a menor dúvida, Celynha é uma das mulheres mais vaidosas que eu conheço. Admiro muito o resultado de tanta dedicação ao se vestir e ao se cuidar. Aos 47 anos, é a dona de um grande acervo dos mais variados turbantes e joias afro brasileiras. Quando você entrar nesse perfil, prepare-se para a realeza que encontrará por lá!

Nifekingbe

Ela sozinha é suficientemente linda e estilosa, mas os vídeos de suspirar são os looks combinando com a filha! É a certeza de que referência se constrói bem cedinho. Eu tenho um palpite: quando crescer, sua filha vai sentir um orgulho da mãe, que vem construindo uma linda imagem das duas, de cumplicidade e beleza a partir da moda. Siga e suspire!

Eu poderia triplicar essa lista e pretendo fazer isso de tempos em tempos em outros textos por aqui. Também poderia conversar horas sobre essas mulheres que vem registrando na internet, e no mundo a beleza e da moda, a diversidade entre nós, mulheres negras. Com estas listas, quero oferecer, além da cartografia, autoestima e referências.

Vou repetir pra não esquecerem: sigam, salvem e curtam! Isso certamente vai mudar as imagens que impactam você diariamente.

Até a próxima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.