Nasa busca voluntários para simular viagem a Marte: 'Precisa curtir aventura'

Viver em Marte ainda não é possível, mas a Nasa está trabalhando nisso. Ela acaba de lançar seu segundo experimento Chapea (Crew Health and Performance Exploration Analog), que está programado para começar em 2025. Para isso, a agência espacial norte-americana está procurando quatro voluntários para passar um ano no espaço simulando as condições de vida no "planeta vermelho", em preparação para o envio de humanos para lá em 2030.

O objetivo é ajudar a desenvolver e avaliar os sistemas que serão usados pela primeira geração de astronautas em Marte.

A agência está aceitando inscrições desde 16 de fevereiro, que devem ser enviadas pelo site oficial da Nasa até 2 de abril.

Os quatro voluntários terão que morar na Mars Dune Alpha, uma casa de 160 m² criada por impressão 3D, um simulador da vida em Marte instalado em Houston, nos Estados Unidos, e que recria os desafios de uma missão ao planeta Marte.

Os candidatos devem ser formados em engenharia, matemática, ciências biológicas, físicas ou da computação, bem como ter experiência séria nessas áreas ou 1.000 horas de voo como piloto. Eles também devem ser cidadãos norte-americanos ou residentes permanentes, não fumantes, falar inglês, ter entre 30 e 55 anos de idade e estar em boas condições de saúde.

Vários desafios

O objetivo do exercício é testar todas as eventualidades que aguardam os astronautas, recriando os desafios que aguardarão os humanos em Marte.

Continua após a publicidade

Durante o ano em que ficarão no prédio isolado, os quatro indivíduos terão que participar de caminhadas espaciais simuladas, cultivar alimentos, realizar experimentos científicos e submeter-se a exames médicos para monitorar sua condição. Eles também serão testados com fatores de estresse, como restrições de água ou falha de equipamentos, para avaliar suas reações.

"Os candidatos devem ter um forte desejo de aventuras únicas e gratificantes e um interesse em contribuir para o trabalho da Nasa de se preparar para a primeira viagem humana a Marte", disse a agência espacial.

Uma primeira equipe de voluntários já começou essa mesma aventura em junho de 2023, com mais inscrições esperadas até o lançamento da missão, em 2030.

Deixe seu comentário

Só para assinantes