Topo

Em sua passagem pelo Brasil, Albert Einstein visitou Museu Nacional

Do UOL, em São Paulo

03/09/2018 11h35Atualizada em 03/09/2018 13h12

Considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos, Albert Einstein visitou, em 1925, o Museu Nacional - principal instituição científica do país e que teve grande parte de seu acervo danificado num incêndio no último domingo (2). 

A visita, registrada numa fotografia divulgada nas redes sociais do Museu Nacional, fez parte de uma viagem de Einstein à América do Sul para uma série de conferências em várias universidades. Uma das instituições visitadas foi a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mantenedora do Museu Nacional.

Leia também

Incêndio no Museu Nacional: O Acervo Perdido

UOL Notícias

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto dos Santos, detalhou em um artigo a passagem de Einstein pela América do Sul, em especial pelo Brasil:

"Einstein deixou a programação de conferências em aberto, para ser definida de acordo com a disponibilidade de tempo em cada local. No Rio de Janeiro, ele acertou a programação no dia da sua chegada, 4 de maio. Além dos compromissos sociais, incluindo uma visita ao presidente da República, Arthur Bernardes, Einstein faria duas conferências sobre a teoria da relatividade no Clube de Engenharia e na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e faria uma comunicação na Academia Brasileira de Ciências."