Pesquisadores acham indícios de que neandertais praticavam enterros

Cadáveres enterrados de neandertais foram encontrados em caverna na França - Cédric Beauval
Cadáveres enterrados de neandertais foram encontrados em caverna na França Imagem: Cédric Beauval

Do UOL, em São Paulo

16/12/2013 18h00

Uma análise feita por pesquisadores em área na qual foram encontrados cadáveres de um clã de neandertais em 1908 sugere que eles praticavam o enterro de seus mortos,  há 300 mil anos.

O assunto é destaque na mais recente edição do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), divulgada nesta segunda-feira (16).

Os cadáveres —achados em região do Sul da França conhecida como La Chapelle-aux-Saints e em excelente estado de conservação— sempre renderam controvérsia, os cientistas não sabiam se eram evidências de um enterro intencional ou não: não havia sinais de ferramentas ou outras provas conclusivas de escavação intencional, mas a área não era uma cratera ou um local de hibernação de ursos, o que indicaria o "enterro" acidental.

As escavações posteriores mostram que junto aos cadáveres de duas crianças e um adulto havia os de renas e bisões, mas eles tinham menos rachaduras e sinais do tempo e de predação animal do que os animais, o que indica que os cadáveres teriam sido enterrados sem demora após as mortes, de forma intencional.

Veja descobertas arqueológicas
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','12394', '1')

As escavações na área foram comandadas pelo pesquisador da Universidade de Nova York William Rendu e realizadas entre 1999 e 2012.

A descoberta dá força à tese que os neandertais lá encontrados teriam sido propositalmente enterrados, em um indício de cerimônia ancestral de sepultamento.

A descoberta, ressalta o Pnas, deve se tornar uma referência na forma como outras áreas com evidências de neandertais encontradas pela Europa são interpretadas pela ciência.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}