Marcas escuras sugerem água corrente em Marte, diz Nasa

Marcas escuras aparecem e desaparecem sazonalmente em uma região próxima ao equador marciano, o que sugere a existência de água salgada corrente em Marte, afirma a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).
As imagens de alta resolução da câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter mostram o aparecimento das estrias pelas encostas durante os meses mais quentes e o desaparecimento durante os meses mais frios.
"A superfície da região equatorial de Marte é tida como seca, livre de água líquida ou congelada, mas nós talvez tenhamos que repensar isso", afirma Alfred McEwen da Universidade do Arizona, principal pesquisador das imagens da sonda e autor de estudo sobre as correntes equatoriais de marte na Nature Geoscience nesta terça-feira (10).
Vales que se assemelham a marcas deixadas por rios no passado já foram encontrados em Marte, inclusive um lago capaz de abrigar vida. A grande novidade agora é que água pode existir hoje no planeta vermelho, que é seco e tem uma atmosfera muito fina, que não favorece o aparecimento de água líquida. Mas, os novos sinais sugerem que água pode correr em Marte de tempos em tempos.
Isto abre a esperança pela busca de vida fora da Terra. Entretanto, a exploração do local exige cuidado para não contaminar com material terrestre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.