PUBLICIDADE
Topo

Homem tem nariz maior do que mulher porque precisa de mais oxigênio

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 06h00

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e publicado no American Journal of Physical Anthropology nesta semana dá uma explicação para o fato de homens terem, em geral, narizes 10% maiores que os de mulheres.

A resposta para isso está ligada a uma necessidade do corpo masculino: por terem mais massa muscular, homens precisam de mais oxigênio para crescimento de tecidos dos músculos e manutenção dessa massa. Ter um nariz maior permite mais entrada de oxigênio e um transporte mais ágil para o sangue, suprindo as necessidades dos músculos.

Os pesquisadores avaliaram 38 indivíduos de descendência europeia para chegar à conclusão.

Segundo o estudo, o primeiro a avaliar tal questão, homens e mulheres começam a exibir diferenças no tamanho do nariz por volta dos 11 anos de idade, no início da puberdade.

É também nessa etapa da vida que homens começam a desenvolver mais massa muscular, enquanto mulheres começam a desenvolver mais massa gordurosa.

"No estudo mostramos que durante o decorrer do crescimento do corpo, homens passam a exibir um aumento desproporcional do nariz em comparação às mulheres. Essa mudança segue o mesmo padrão de outras variáveis energéticas do corpo, como consumo de oxigênio, taxa de metabolismo basal e necessidades energéticas diárias", diz, na divulgação do estudo, o pesquisador Nathan Holton.

Homem moderno

De acordo com ele, a descoberta também explica o porquê de termos narizes menores do que o de ancestrais como os Neandertais. Isso ocorre porque temos menos massa muscular do que nossos antepassados e, logo, não precisamos de narizes tão grandes quanto eles precisavam.

"Assim, em humanos, o nariz pode ser menor, já que o corpo tem menos necessidade de oxigênio do que antepassados arcaicos. Isso nos mostra como mudamos em relação a nossos ancestrais", acrescenta Holton.

Tilt