Robô Curiosity vai analisar peças brilhantes e solo de Marte em nova etapa da missão
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou nesta quinta-feira (18) que o Curiosity começou a fazer a análise química do solo de Marte. Pela primeira vez, o instrumento Chemin, uma espécie de laboratório que existe dentro do robô, examina as três pequenas amostras recolhidas pela colher do robô, que já completou 70 dias de missão no planeta vermelho.
Entre o material rochoso estão os minúsculos pedaços brilhantes que intrigaram os cientistas na semana passada. A equipe voltou atrás e não descarta, agora, que eles possam ser de Marte – antes, eles cogitaram que o material era o plástico do robô. A análise deve ficar pronta em um mês.
“Pretendemos saber mais sobre os pedaços brilhantes e menores. As partículas naturais de Marte se tornaram base para os estudos científicos da missão”, afirmou o gerente do projeto, Richard Cook.
Na segunda escavação, o Curiosity encontrou novamente os pontos brilhantes, mas, desta vez, eles estavam “enfiados” no buraco e não mais sobre a superfície. Isso levou a Nasa a suspeitar que o artefato possa ser mesmo de Marte, e não do robô.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.