Topo

Autoridades do Peru investigam morte de 877 golfinhos

Golfinho morto aparece em praia a mais de 750 km de Lima, Peru. As autoridades peruanas estão investigando centenas de mortes de golfinhos ocorridas desde janeiro de 2012 - Wilfredo Sandoval/ AFP
Golfinho morto aparece em praia a mais de 750 km de Lima, Peru. As autoridades peruanas estão investigando centenas de mortes de golfinhos ocorridas desde janeiro de 2012 Imagem: Wilfredo Sandoval/ AFP

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

20/04/2012 08h37

O governo do Peru vai investigar a causa da morte de mais de 800 golfinhos no Norte do país. O vice-ministro de Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais do Ministério do Meio Ambiente, Gabriel Acosta Quijandría, disse que há suspeitas de que os animais tenham sido atingidos por vírus.

Ele informou que estão sendo feitos testes para a verificação da presença dos vírus Morbillivirus e Brucella, que podem ter sido os principais causadores da morte dos animais. A expectativa, de acordo com Quijandría, é que as investigações sejam concluídas em cerca de duas semanas.

De acordo com o ministro, houve mortes de golfinhos também no México e nos Estados Unidos. No caso do Peru, foram encontrados 877 golfinhos mortos, em uma faixa de 220 quilômetros da região de Punta Aguja. Segundo ele, 80% dos animais estavam em “adiantado estado de decomposição”.

Os trabalhos de investigação sobre a morte dos golfinhos são feitos pelo Instituto do Mar e o Serviço Nacional de Áreas Protegidas pelo Estado, além do Ministério do Meio Ambiente. Quijandría observou que estudos feitos já descobriram que os golfinhos não foram mortos pela ação de pescadores. (Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina)