Topo

Astronauta russo bate recorde de permanência no espaço

O cosmonauta Gennady Padalka se prepara para participar de uma simulação de lançamento da nave Soyuz no Centro de Treinamento de Cosmonautas, na Cidade das Estrelas, no arredores de Moscou, em foto de março de 2015 - Sergei Chirikov/Efe
O cosmonauta Gennady Padalka se prepara para participar de uma simulação de lançamento da nave Soyuz no Centro de Treinamento de Cosmonautas, na Cidade das Estrelas, no arredores de Moscou, em foto de março de 2015 Imagem: Sergei Chirikov/Efe

30/06/2015 10h01

O astronauta russo Guennadi Padalka, comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), se converteu no homem que mais tempo passou no espaço com um total de 803 dias, informou à AFP a agência espacial russa.

"O recorde é oficial", afirmou o porta-voz da Roskosmos.

Padalka, de 57 anos, realiza sua quinta missão no espaço, e bateu na segunda-feira o recorde pertencente a outro astronauta russo, Serguei Krikalev, de acordo com a imprensa local.

Em sua volta para Terra, prevista para 11 de setembro, Padalka terá passado mais de 877 dias no espaço, ou seja, dois anos e quatro meses.

Em 1998, Padalka passou 199 dias na estação russa Mir. Em 2004, 2009 e 2012 ficou na Estação Internacional e, em março passado, voltou à ISS na companhia do astronauta russo Mikhail Kornienko e do americano Scott Kelly.

Krikalev, que detinha o recorde até agora foi apelidado de "o último cidadão da URSS" porque voltou à Terra em dezembro de 1991, depois da queda da União Soviética.