Topo

Veículo espacial de carga Cygnus deixa a ISS

22/10/2013 11h10

WASHINGTON, 22 Out 2013 (AFP) - A cápsula de carga Cygnus, construída pela empresa americana Orbital Sciences Corporation, deixou a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira, três semanas após sua chegada em um voo de demonstração para levar suprimentos, indicou a Nasa.

Depois de ter se desacoplado da ISS com a ajuda do braço robótico controlado pelos astronautas a bordo da estação, a Cygnus se separou às 11h31 GMT (09h31 de Brasília) quando estava acima do oceano Atlântico, anunciou o comentarista da televisão da Nasa, que transmitiu a operação ao vivo.

As imagens mostraram como a cápsula se afastou. Posteriormente ela realizará uma série de manobras com a ajuda de seus motores orbitais que a precipitarão em direção à atmosfera na quarta-feira às 18h18 GMT (16h18 de Brasília), onde se desintegrará acima do oceano Pacífico, declarou a agência espacial americana.

A Cygnus, uma aeronave não tripulada, chegou no dia 29 de setembro à ISS com um carregamento de 590 quilos com equipamentos, alimentos e roupas para os seis membros de sua tripulação - a Expedição 37 - integrada por três russos, dois americanos e um italiano.

Este foi o primeiro voo de testes em direção à ISS da Orbital, uma das duas empresas privadas, junto à companhia da Califórnia SpaceX, selecionadas pela Nasa para levar suprimentos à ISS.

Em maio de 2012, a SpaceX foi a primeira empresa privada a levar à ISS uma cápsula, Dragon, antes de realizar outros dois voos em direção à Estação.

Mais Tilt