Criptomoedas avançam com otimismo de investidores sobre ETFs de ether

LONDRES (Reuters) - A moeda digital ether atingiu o maior ganho em dois dias em quase dois anos nesta terça-feira, em meio a especulações sobre o resultado dos pedidos para criação de fundos negociados em bolsa à vista nos Estados Unidos que acompanham a segunda maior criptomoeda do mundo. O bitcoin também se aproximava de recorde.

O ether, que sustenta a rede de blockchain ethereum, teve alta de 8% no dia, a 3.775 dólares, o valor mais alto em dois meses, depois de saltar 13,8% na terça-feira.

O bitcoin, enquanto isso, subia 2,2%, a 71 mil dólares, cerca de 4% abaixo do pico aingido em março, de 73.803,25.

O órgão fiscalizador dos mercados dos EUA vai decidir sobre algumas aplicações de ETFs de ether à vista nesta semana. Analistas e investidores disseram que o salto de terça-feira foi resultado de conversas não confirmadas de que a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros dos EUA poderia aprovar esses produtos, depois que os investidores pensaram anteriormente que eles seriam rejeitados.

O bitcoin teve uma forte alta no início deste ano, depois que a SEC aprovou vários ETFs de bitcoin à vista, que registraram bilhões de dólares em entradas de recursos.

Até agora, em 2024, o bitcoin acumula valorização de 67% e o ether teve ganho de 60%.

"O Ethereum assumiu a pole position na última recuperação do mercado de criptomoedas antes do primeiro prazo final da SEC de quinta-feira sobre a decisão do ETF ETH", disse Ben Laidler, estrategista de mercados globais da eToro.

"A aprovação definitiva é um tiro no escuro, mas qualquer orientação sobre um caminho para uma eventual aceitação seria um grande passo à frente."

VanEck, ARK Investment Management e sete outros emissores entraram com um pedido na SEC para listar ETFs de ether à vista. A SEC deve decidir sobre os registros da VanEck e da ARK, que são os primeiros da fila, até 23 e 24 de maio, respectivamente

Continua após a publicidade

Joseph Edwards, chefe de pesquisa da Enigma Securities, citou relatórios dizendo que a SEC havia solicitado às bolsas que listariam o ETF de ether para atualizarem seus registros.

Um porta-voz da SEC não comentou o assunto.

"Opor-se ao ETF ETH depois que o BTC (bitcoin) foi aprovado sempre pareceu um caso estranho para a SEC tentar defender", disse Edwards.

Os mercados de criptomoedas subiram na semana passada, depois que dados mostrando uma desaceleração na inflação dos EUA levaram a uma recuperação dos ativos de risco.

(Por Elizabeth Howcroft e Alun John)

Deixe seu comentário

Só para assinantes