Bitcoin renova máxima histórica com aumento do apetite de investidores

Por Amanda Cooper e Ankur Banerjee e Hannah Lang

LONDRES/CINGAPURA (Reuters) - O bitcoin renovou sua máxima histórica nesta terça-feira, em movimento que reflete principalmente o fluxo de investimentos para ETFs de criptoativos nos Estados Unidos e a perspectiva de queda das taxas de juros globais.

A maior criptomoeda do mundo atingiu uma máxima de  69.202 dólares, superando o pico histórico de novembro de 2021 de 68.999,99 dólares. O interesse dos investidores aumentou desde que a  Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de capitais nos EUA) aprovou 11 ETFs (fundos negociados em bolsa) de bitcoin à vista no final de janeiro.

Por volta de 12:40, a cotação voltava para 67.104 dólares, em queda de 0,59%.

A ascensão meteórica de quase 160% do bitcoin desde outubro, sendo que apenas em fevereiro a alta acumulada somou 44%, marca um forte contraste com 2022, quando o mercado foi atingido por um inverno cripto de 18 meses, atormentado por uma série de falências e escândalos de empresas.

Além da procura por parte de um conjunto mais vasto de investidores, o bitcoin e as criptomoedas em geral receberam um impulso com a perspectiva de que o  Federal Reserve irá reduzir as taxas de juro dos EUA, o que muitas vezes leva os investidores a desviarem o capital para ativos de maior rendimento ou mais voláteis.

“A máxima histórica do bitcoin marca um ponto de virada para criptoativos”, disse Nathan McCauley, presidente-executivo e cofundador da plataforma de cripto Anchorage Digital. “As instituições tradicionais já estiveram de fora; hoje, elas estão aqui com força total como os principais impulsionadores do mercado altista de criptomoedas."

Analistas dizem que o bitcoin também se beneficiou da perspectiva do "halving" previsto para a abril – um processo que ocorre a cada quatro anos em que a taxa de liberação de tokens é reduzida pela metade, junto com as recompensas dadas aos mineradores. A oferta de bitcoin está limitada a 21 milhões, dos quais 19 milhões já foram minerados.

Apesar de sua popularidade recente, para muitos investidores, o bitcoin é simplesmente muito volátil e carece de aplicações no mundo real suficientes para ser outra coisa senão um ativo especulativo.

Continua após a publicidade

No entanto, além da combinação de fluxos para os ETFs, perspectiva de uma oferta limitada de bitcoin e eventual declínio nas taxas de juro dos EUA, algumas empresas estão adicionando criptomoedas aos seus cofres empresariais.

Em fevereiro, a empresa de software MicroStrategy – um detentor de bitcoin de longa data – disse que recentemente comprou mais cerca de 3.000 bitcoins por 155 milhões de dólares, enquanto a plataforma de mídia social Reddit também disse que comprou pequenas quantidades de bitcoin e ether.

Deixe seu comentário

Só para assinantes