Topo

Facebook está errado ao dizer que notícias não têm valor econômico, diz premiê do Canadá

09/05/2023 15h17

Por Ismail Shakil

OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse nesta terça-feira que a oposição da Meta Platforms ao projeto de lei que obriga o Facebook e outras empresas da internet a pagarem por conteúdo jornalístico é baseada em um argumento falho de que notícias não possuem valor econômico.

Ao falar diante de um comitê parlamentar sobre a legislação do governo Trudeau na segunda-feira, uma funcionária da Meta disse que as notícias têm um valor social, mas não um valor econômico para a empresa.

"Se estamos sendo solicitados a compensar esses editores por material que não tem valor econômico para nós, é aí que está oproblema", afirmou a chefe de política pública da Meta no Canadá, Rachel Curran, ao comitê.

Trudeau afirmou nesta terça-feira que "esse argumento de que as gigantes da internet estão apresentando não é apenas falho, é perigoso para a nossa democracia, para a nossa economia".

A posição do Facebook contra o pagamento por notícias "mostra como eles são profundamente irresponsáveis e alienados", disse Trudeau jornalistas em Ottawa.

O projeto de lei C-18 ou "Lei de Notícias Online", propõe regras para forçar plataformas como Facebook e Google a negociarem acordos comerciais e pagarem veículos de notícias por seu conteúdo, um movimento semelhante a uma lei aprovada na Austrália em 2021.