Topo

CEO da OpenAI considera abrir escritório no Japão enquanto governo busca adotar tecnologia de IA

10/04/2023 13h20

Por Kantaro Komiya e Satoshi Sugiyama

TÓQUIO (Reuters) - O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, disse nesta segunda-feira que está considerando abrir um escritório e expandir os serviços no Japão após uma reunião com o primeiro-ministro do país.

Altman e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, trocaram pontos de vista sobre o progresso tecnológico e os méritos da inteligência artificial, bem como seus riscos, incluindo privacidade e violação de direitos autorais, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno.

O Japão avaliará a possibilidade de implementar tecnologia baseada em IA, como o chatbot ChatGPT, da OpenAI, à medida que examina os benefícios e riscos, acrescentou Matsuno.

"Esperamos... criar algo grande para o povo japonês, tornar os modelos melhores para a língua e cultura japonesas", disse Altman a repórteres após a reunião com Kishida. Sua visita ao Japão é a primeira viagem internacional desde o lançamento do ChatGPT.

Em uma reunião separada na sede do partido governante do Japão, o presidente-executivo expressou esperança de que o país, como potência geopolítica, desempenhará um papel na adoção da IA e na elaboração de regras.

Matsuno disse a repórteres que o Japão considerará a adoção pelo governo de tecnologia de inteligência artificial, como o chatbot ChatGPT, caso as questões de privacidade e segurança cibernética sejam resolvidas.

O Japão continuará avaliando as possibilidades de introduzir a tecnologia de IA para reduzir a carga de trabalho dos funcionários do governo após analisar como responder a preocupações com questões como violações de dados, disse Matsuno.