Topo

Associação de pagamentos chinesa alerta sobre riscos de usar produtos de IA como o ChatGPT

10/04/2023 11h55

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - A associação do setor de pagamentos e compensação da China alertou nesta segunda-feira contra o uso do ChatGPT da OpenAI, apoiada pela Microsoft, e de ferramentas de inteligência artificial similares devido a "riscos como vazamentos de dados transfronteiriços".

"Os funcionários do setor de pagamentos têm de cumprir as leis e regras ao usar ferramentas como o ChatGPT e não devem fazer upload de informações confidenciais relacionadas ao país e ao setor financeiro", disse a Associação de Pagamentos e Compensação da China em comunicado nesta segunda-feira. A associação é comandada pelo banco central da China.

A OpenAI tem mantido seu chatbot de inteligência artificial fora do alcance dos usuários na China, mas o aplicativo está atraindo grande interesse por lá, com empresas correndo para integrar a tecnologia em seus produtos e lançar soluções concorrentes.

Embora os residentes na China não consigam criar contas na OpenAI, redes privadas virtuais (VPN) e números de telefone estrangeiros estão ajudando alguns a contornar essas restrições para acessar o chatbox.

A Itália proibiu temporariamente o ChatGPT e iniciou uma investigação sobre suspeitas de violação das regras de privacidade. Alguns países europeus estudam a necessidade de medidas mais rigorosas.

O entusiasmo na China pelo chatbot tem ajudado a impulsionar um rali nas ações de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT), com analistas alertando sobre riscos de bolhas especulativas.

O Economic Daily, um jornal estatal chinês, publicou um comentário nesta segunda-feira pedindo que os reguladores aumentem a supervisão e reprimam a especulação no setor.

(Reportagem de Jason Xue, Brenda Goh em Xangai, Albee Zhang em Pequim)