Topo

Itália ficará para trás se ChatGPT não for reativado em breve, diz Salvini

04/04/2023 17h13

ROMA (Reuters) - A competitividade da Itália sofrerá em relação aos rivais da União Europeia caso o popular chatbot ChatGPT não seja reativado em breve, disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura do país, Matteo Salvini, nesta terça-feira.

A OpenAI, que tem a Microsoft como acionista, suspendeu o ChatGPT na Itália na sexta-feira, depois que a agência nacional de proteção de dados levantou preocupações sobre possíveis violações de privacidade e verificação da idade dos usuários.

A autoridade de dados da Itália, também conhecida como Garante, disse que terá uma reunião por videoconferência na noite de quarta-feira com representantes da OpenAI, depois que a empresa expressou sua disposição de cooperar.

"Esta é uma ferramenta de trabalho que muitos jovens, empresas, startups estavam usando e espero que possam usá-la novamente o mais rápido possível, porque senão a Itália ficará com uma lacuna em relação a todos os outros países europeus", disse Salvini.

Falando na Associação de Imprensa Estrangeira, em Roma, ele disse que respeita a independência do regulador de dados italiano e espera que a Comissão Europeia intervenha para lidar com a questão no âmbito do bloco.

A inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, depende de algoritmos para produzir respostas notavelmente humanas com base na análise de grandes volumes de dados, alguns dos quais podem pertencer a usuários da internet.

Reguladores de privacidade na França e na Irlanda entraram em contato a Itália para descobrir sobre a investigação, e a Alemanha poderá seguir os passos do país, disse o comissário alemão para proteção de dados ao jornal Handelsblatt na segunda-feira.

Salvini já havia chamado as restrições italianas aos serviços do ChatGPT de "desproporcionais".

"Se apenas um país (da União Europeia) em 27 fez esta escolha, ou os outros 26 estão distraídos, tolerantes e desinteressados, ou claramente houve excesso de zelo", disse o ministro nesta terça-feira.

(Por Alvise Armellini e Elisa Anzolin)