Topo

Taiwan vai ajudar a Ucrânia com reconstrução digital

13/01/2023 12h14

Por Andrius Sytas

VILNIUS (Reuters) - Taiwan está pronta para ajudar a Ucrânia a atualizar sua infraestrutura digital em áreas como a do ensino remoto, como parte dos esforços de reconstrução pós-guerra, disse a ministra digital da ilha, Audrey Tang, à Reuters.

Tang está em Vilnius em sua primeira visita ao exterior desde que foi nomeada ministra digital, em agosto de 2022. Ela apontou a digitalização do sistema educacional de Taiwan como uma área em que a ilha poderia ajudar.

"Taiwan já forneceu ajuda humanitária (para a Ucrânia) em termos de geradores, equipamentos e outros, mas também estamos pensando na camada digital", disse Tang nesta sexta-feira.

"Queremos fornecer o que tem permitido que várias pessoas em Taiwan sejam uma comunidade de aprendizado transcultural, apesar das origens muito diferentes."

Tang disse que não há negociações oficiais com o governo da Ucrânia sobre uma cooperação digital, mas que ela está em contato por meio de conexões pessoais.

Taiwan abriu um gabinete de representação em Vilnius em novembro de 2021, irritando a China, que vê a ilha autogovernada como parte de seu território.

(Reportagem de Andrius Sytas em Vilnius)