Como as fake news e os chans podem atrapalhar o censo 2020 dos EUA
O Departamento do Censo dos Estados Unidos pediu aos gigantes da tecnologia Google, Facebook e Twitter que ajudem a evitar as fake news que a divisão teme que possam prejudicar levantamento de 2020, de acordo com autoridades do Censo e várias fontes informadas sobre o assunto.
O pedido, cujos detalhes não foram divulgados anteriormente, segue os alertas de especialistas em cibersegurança e dados de 2016, que dizia que grupos de direita e agentes estrangeiros podem pegar emprestado a tática das fake news da última eleição presidencial para dissuadir os imigrantes de participarem na contagem do próximo ano, disseram autoridades e fontes à Reuters.
As fontes, que pediram para não serem identificadas, disseram que as evidências incluíam cada vez mais conversas em plataformas como "4chan" por redes domésticas e estrangeiras interessadas em minar a pesquisa. O censo, dizem eles, é um alvo poderoso porque molda os distritos eleitorais dos EUA e a alocação de mais de 800 bilhões de dólares por ano em gastos federais.
Ron Jarmin, vice-diretor do Departamento de Censo, confirmou que estava antecipando campanhas de desinformação e pediu a ajuda de grandes empresas de tecnologia para se defender da ameaça.
"Esperamos que (o censo) seja um alvo para esse tipo de iniciativa em 2020", disse ele.
Até agora, o departamento obteve compromissos iniciais do Google, do Twitter e do Facebook para ajudar a anular as campanhas de desinformação online, de acordo com documentos analisados pela Reuters, que resumem algumas dessas reuniões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.