Prefeitura do Rio vai cobrar 1% de corridas feitas por apps

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu cobrar 1% das corridas feitas por aplicativos de transporte a partir de maio, informou o governo carioca nesta quinta-feira (26). A cobrança já tinha sido anunciada em decreto, mas o percentual ainda não havia sido decidido --a prefeitura cogitava percentuais entre 1% e 2%.
A cobrança vale para motoristas de aplicativos como Uber, Cabify e outros, mas os motoristas do aplicativo Taxi.rio, criado pela prefeitura para motoristas de táxis convencionais, ficaram isentos.
VEJA TAMBÉM
- Passageiras acusam Uber de tentar 'abafar' casos de abuso sexual
- Estudo tenta explicar por que as motoristas da Uber ganham menos
- Quase um terço dos motoristas do Uber está perdendo dinheiro
- Modelo do Uber só funciona porque motorista ganha muito mal
A estimativa é que a prefeitura carioca arrecade cerca de R$ 40 milhões ao ano com a cobrança que será destinada à educação do trânsito e manutenção de vias. O Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 150 mil motoristas que trabalham para aplicativos.
"Esse percentual será cobrado das empresas e corresponde ao direito de uso intensivo sistema viário urbano Rio", disse a prefeitura, acrescentando que as empresas de aplicativos terão que informar dados ao governo municipal, como número de corridas e distância percorrida.
Segundo a prefeitura, o percentual de 1% será válido por 3 meses e pode ser alterado dependendo das informações transmitidas pelas empresas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.