Para evitar roubos de mercadorias, Amazon inicia entregas em porta-malas de carros
Por Stephen Nellis
(Reuters) - Não satisfeita em colocar pacotes dentro das casas dos clientes, a Amazon.com lançou nesta terça-feira um novo programa para entregar pacotes aos carros estacionados de seus membros.
A maior varejista online do mundo está lançando o programa em 37 cidades dos Estados Unidos para clientes com veículos mais recentes compatíveis e planeja expandir o serviço. Tudo o que é necessário para ter pacotes entregues em um carro é baixar um aplicativo da Amazon e vinculá-lo ao chamado serviço de carro conectado, como o sistema OnStar da General Motors ou o serviço On Call da Volvo.
O esforço de entregas no carro é parte da iniciativa da Amazon de deixar pacotes onde eles não podem ser facilmente roubados. Desde 2011, a Amazon oferece armários seguros para clientes urbanos.
"A Amazon continuará buscando formas de reduzir problemas e o custo por milhagem. Tenho certeza de que muitos consumidores prefeririam que o porta-malas do carro fosse aberto remotamente por terceiros do que a porta da frente de sua casa", disse Greg Melich, analista da MoffettNathanson.
O serviço no carro se baseia em um esforço que a Amazon lançou no ano passado chamado Amazon Key. Esse sistema usa uma combinação de uma fechadura e uma câmera conectadas à Internet de 220 dólares para permitir que os motoristas de entrega da Amazon coloquem pacotes dentro das casas dos membros do Amazon Prime.
Por outro lado, o serviço de entrega no carro é gratuito para os membros Prime. Ele será oferecido em São Francisco, Seattle, Atlanta, Nashville, Milwaukee, Salt Lake City, Washington, e outras áreas.
A opção de entrega em domicílio colocou a gigante norte-americana de comércio eletrônico em concorrência direta com as chamadas empresas de segurança para residências inteligentes, como o Nest Labs, da Alphabet, e pressagia a aquisição da fabricante de campainhas conectadas Ring pela Amazon por 1 bilhão de dólares.
"Acho que esse é um bom exemplo da cultura de teste e aprendizado da Amazon. A empresa tenta muitas coisas diferentes, algumas são bem-sucedidas, outras menos, mas todas fornecem informações importantes para a empresa", disse James Cordwell, analista da Atlantic Equities.
Mas o novo serviço de entrega em automóvel pode ter um alcance mais amplo, porque funciona com muitos carros compatíveis da Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac e Volvo, com planos de oferecer mais marcas e modelos no futuro.
O serviço de entrega da Amazon utiliza o recurso de desbloqueio interno do carro sem nunca fornecer ao responsável pela entrega um código de acesso ou outro acesso permanente ao carro.
"Tudo é criptografado com segurança entre os dois serviços", disse Rohit Shrivastava, gerente geral da Amazon Key. Ele também informou que a Amazon não pode ver ou rastrear o carro do cliente.
Em vez disso, o cliente dá à Amazon um endereço no qual o carro será estacionado e acessível ao público, junto com a marca, o modelo, a cor e o número da placa para ajudar o entregador a encontrar o veículo certo. Os clientes também recebem vários lembretes em seus telefones antes, durante e depois da entrega dos pacotes.
(Por Stephen Nellis)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.