Topo

Chinesa Didi Chuxing lança serviço de transporte urbano no México

23/04/2018 12h50

Por Heather Somerville

SAN FRANCISCO (Reuters) - A empresa chinesa de transporte urbano por aplicativo Didi Chuxing começou nesta segunda-feira a oferecer seu serviço na cidade mexicana de Toluca, disse a empresa, iniciando uma batalha potencialmente cara com o rival Uber Technologies em um importante mercado latino-americano.

O lançamento mexicano marca a primeira vez que a Didi leva seu próprio serviço de transporte para fora da Ásia, uma expansão global crítica que ocorre no momento em que a empresa enfrenta uma competição crescente no mercado doméstico com a gigante da internet Meituan-Dianping, que recentemente lançou seu próprio serviço de transporte.

No início do ano, a Didi anunciou a compra do controle da brasileira 99, na sua primeira incursão na América Latina.

O serviço da Didi Express foi lançado na capital do Estado do México, um centro urbano a cerca de 60 km a oeste da Cidade do México, acrescentando uma série de novos recursos de segurança para motoristas e ciclistas.

A Reuters foi a primeira a noticiar os planos de Didi para o Toluca no início deste mês.

No México, a Didi enfrentará o Uber, seu principal concorrente internacional, pela primeira vez desde o lançamento do Uber na China, que terminou com a fusão das operações das duas empresas em 2016. O Uber é líder de mercado no México, onde tem 7 milhões de usuários em mais de três dúzias de cidades.

A Didi, que tem um centro de operações no bairro de Juarez, na Cidade do México, disse que espera levar seu serviço de transporte urbano para outras grandes cidades mexicanas ainda este ano.

A Didi disse que as equipes no México, Pequim e Califórnia estudaram o mercado mexicano para adaptar os algoritmos da Didi e outras tecnologias de serviço para o mercado local, abordando questões como o crime.

A empresa chinesa está levando para o México uma série de novos recursos de segurança, incluindo um alerta de emergência no aplicativo que conectará motoristas e passageiros com a polícia e outros contatos de emergência se estiverem em perigo, um sistema de monitoramento de segurança e uma forma de os passageiros compartilharem os itinerário de viagem.

(Reportagem adicional de Julia Love na Cidade do México)