Topo

Elliott eleva fatia em Telecom Italia em confronto com a Vivendi

09/04/2018 16h09

Por Agnieszka Flak

MILÃO (Reuters) - O fundo Elliott elevou sua fatia na Telecom Italia à medida que se prepara para um confronto de liderança no fim do mês com a maior investidora do grupo, a Vivendi.

O Elliott, que revelou nesta segunda-feira ter participação potencial da Telecom Italia de 13,7 por cento, e a Vivendi se enfrentarão em 24 de abril, quando os acionistas votarão sobre a proposta do fundo para substituir alguns membros do conselho de administração nomeados pelo grupo de mídia francês.

O fundo de Paul Singer convocou em março seis membros do conselho da Vivendi, incluindo o presidente da Telecom Italia e presidente da Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, para serem substituídos para melhorar a administração e a estratégia.

A Telecom Italia perdeu um quarto do valor de mercado desde que a Vivendi assumiu a primeira participação em meados de 2015, e elevou cada vez mais seu controle sobre o maior grupo de telecomunicações da Itália.

Três consultorias, incluindo a Glass Lewis e a ISS, recomendaram aos acionistas a proposta do conselho de Elliott.

O fundo disse que vai pressionar por um conselho mais independente, pela conversão de parte das ações da Telecom Italia, pela volta do pagamento de dividendos, além de trabalhar em estratégicas como listar parcialmente a rede da TIM para cortar dívidas e liberar valor.

"A Vivendi parece ser mais uma desvantagem do que um ativo para a Telecom Italia", disse a ISS nesta segunda-feira. "A Telecom Italia teve mudança de administração e de diretoria nos últimos anos e a influência da Vivendi não trouxe estabilidade."

No entanto, mesmo que os candidatos de Elliott ganhem apoio dos acionistas na assembleia da Telecom Italia, nenhuma indicação clara de quem vai dar as ordens no maior grupo de telecomunicações da Itália deve surgir por várias semanas.

(Por Agnieszka Flak)