Topo

Uber suspende serviço na Grécia após nova legislação

05/04/2018 15h57

ATENAS (Reuters) - O Uber anunciou nesta quinta-feira que suspenderá seu serviço licenciado na Grécia após a aprovação da legislação local que impõe uma regulamentação mais rigorosa ao setor.

O Uber, que opera um serviço licenciado na capital grega, enfrentou a oposição de taxistas locais que a acusam de tomar seus negócios.

"Novos regulamentos locais foram votados recentemente com cláusulas que afetam os serviços de compartilhamento de viagens", disse o Uber em um post no blog. "Temos que avaliar se e como podemos operar dentro dessa nova estrutura, então suspenderemos o uberX em Atenas a partir da próxima terça-feira até que possamos encontrar uma solução apropriada."

O Uber opera dois serviços em Atenas: o UberX, que usa drivers licenciados profissionais, e o UberTAXI, que usa taxistas.

A nova regulamentação exige que cada viagem comece e termine na sede designada do parceiro de frota ou na área de estacionamento, algo que o Uber não faz. Um registro digital de todas as plataformas de compartilhamento de carona e seus passageiros também será criado.

Lançado na Europa em 2011, o serviço irritou algumas autoridades locais e motoristas de táxi que disseram que o mesmo não cumpria as mesmas regras de seguro, licenciamento e segurança.

(Por Julia Fioretti)