Topo

Murdoch oferece vender a Sky News à Disney para ficar com TV paga

03/04/2018 13h29

Por Paul Sandle

LONDRES (Reuters) - Rupert Murdoch aumentou a pressão sobre o Reino Unido para aprovar sua oferta de mais de 15 bilhões de dólares pelo grupo de TV paga Sky, ao oferecer vender ou separar legalmente a Sky News, com o objetivo de tirar do caminho objeções em relação ao acordo que poderia dar a ele muita influência política.

A Twenty-First Century Fox, de Murdoch, disse nesta terça-feira que a Walt Disney está interessada em comprar a Sky News. Como alternativa, a Fox disse que a Sky News poderia ser legalmente separada dentro do grupo Sky.

Mesmo que as propostas da Fox satisfaçam o governo britânico e o regulador da concorrência, Murdoch ainda pode precisar elevar sua oferta recomendada pela Sky após a empresa de cabo norte-americana Comcast dizer que pretendia fazer uma contra-proposta maior.

A Sky News é o último obstáculo regulatório na longa campanha de Murdoch para comprar a Sky, que cresceu a partir do Reino Unido para se tornar o maior grupo de TV paga da Europa.

"Estamos ansiosos para concluir essa aquisição - finalmente - de uma forma oportuna e rápida", disse o vice-presidente senior da Fox Gerson Zweifach, acrescentando que as soluções propostas tratavam de todas as preocupações sobre a transação.

A Fox acertou em dezembro de 2016 a compra de 61 por cento da Sky que ainda não possuía, mas o acordo tem sido repetidamente adiado pelo governo britânico e pelos reguladores, permitindo que a Comcast levante dinheiro para uma oferta.