Topo

Nvidia usa nuvem para simular veículos autônomos cobrindo bilhões de milhas

27/03/2018 18h38

Por Alexandria Sage

SAN JOSE (Reuters) - A Nvidia apresentou nesta terça-feira um simulador que aproveita a capacidade de computação em nuvem para testar veículos autônomos, o mais recente movimento envolvendo carros sem motoristas que ajudou mais que dobrar as ações de fabricantes de chips nos últimos 12 meses.

A empresa do Vale do Silício é onipresente no setor de tecnologia de carros auto dirigíveis, em parcerias com montadoras, empresas de tecnologia e fornecedores de automóveis, incluindo a Tesla, Uber, Baidu e Volkswagen.

O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse na conferência anual da GPU que o sistema baseado em nuvem, o Nvidia Drive Constellation, foi inspirado em dois servidores diferentes, sem necessidade de um carro físico. Um servidor simula muitos sensores do veículo e o outro roda o software do veículo para processar os dados simulados.

A Nvidia disse que, usando a simulação, cerca de 483 mil quilômetros podem ser percorridos em cinco horas, basicamente todas as estradas pavimentadas dos Estados Unidos são simuladas em apenas dois dias.

A tecnologia é projetada para permitir que os fabricantes de automóveis e outros validem sua tecnologia em bilhões de milhas e aumentem a força de seus algoritmos testando repetidamente cenários difíceis, o que seria impraticável no mundo real.

O software pode simular reflexos no pôr do sol, tempestades de neve, superfícies de estrada ruins e situações perigosas para testar a capacidade de reação do veículo.

Questionamentos sobre a segurança de carros autônomos estão em alta desde da fatalidade envolvendo um veículo autônomo Uber no Arizona.

Em geral, as empresas complementam sua condução no mundo real por meio de simulações, o que lhes permite cobrir mais milhas e os chamados "casos extremos" de maneira mais eficiente e mais barata.

A plataforma Nvidia Drive agora é usada por mais de 370 empresas que desenvolvem tecnologia de autopropulsão, incluindo fabricantes de automóveis e empresas robotáxi e fabricantes de equipamentos autônomos, como sensores, disse Huang.

Apostas que a Nvidia se tornará líder em chips para carros sem motoristas, centro de dados e inteligência artificial elevaram suas ações em 26 por cento desde o começo do ano.

(Por Alexandria Sage)