Topo

Prefeito do Rio quer tributar aplicativos de transporte como taxistas

01/03/2018 19h51

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os aplicativos de transporte particular serão regulamentados para circular na cidade do Rio de Janeiro, disse nessa quinta-feira o prefeito Marcelo Crivella, afirmando que os motoristas têm que ser tributados da mesma forma que táxis.

"Eles (veículos dos aplicativos) usam as ruas e a infraestrutura da cidade. Têm que contribuir como contribuem os táxis”, disse o Crivella (PRB) a jornalistas.

A declaração foi dada um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a regulamentação dos aplicativos de transporte urbano como Uber, Cabify e 99. O projeto determinou que a criação das regras de operação e funcionamento dos aplicativos será de competência das prefeituras.

A regulamentação dos aplicativos chegou a ser sinaliza pelo prefeito em sua campanha eleitoral. Na gestão anterior, do prefeito Eduardo Paes (MDB), o assunto chegou a Câmara dos Vereadores, que votou pela proibição dos aplicativos, mas a Justiça interveio e permitiu o funcionamento dos aplicativos.

Crivella afirmou que a regulamentação dos aplicativos no Rio de Janeiro deve ser definida em breve, mas não deu detalhes sobre a forma ou o prazo em que isso ocorrerá. Ele disse que pretende consultar alguns órgãos para elaborar as regras.

"Vou ouvir a opinião da Controladoria, Procuradoria, assessores e o pessoal dos Transportes e Fazenda", disse Crivella.

(Por Rodrigo Viga Gaier)