Topo

Indústria de tecnologia móvel prometem inteligência em tudo

23/02/2018 20h26

Por Eric Auchard

FRANKFURT (Reuters) - As duas palavras -inteligência artificial- prometem levar para outro patamar temas da indústria de técnologia familiar como 5G, a Internet das Coisas e realidade virtual no Congresso Mundial de Técnologia Móvel.

Operadores de telecomunicação enxergam a inteligência artificial como um mina de ouro em potencial para combater as receitas estagnadas dos serviços móveis, já que funções antes lucrativas, como mensagens de texto, se tornaram padronizadas e o crescimento do consumo diminuiu conforme quase todos que podem pagar um celular e plano de dados já tem um.

Inteligência artificial, ou IA, usa computadores pra realizar tarefas que normalmente precisam de inteligência humana, como tomar decisões, reconhecer textos, fala e imagens, ou traduzir línguas estrangeiras.

Mas a indústria precisa mostrar que consegue fazer mais coisas com a IA do que jogar buzzword bingo, disse Ben Wood, analista de consumo eletrônico na CCS Insight.

"Apesar de sermos entusiastas da tecnologia, estamos cada vez mais preocupados sobre a maneira com que ela está sendo vendida", disse ele.

O evento em Barcelona vai apresentar uma série de anúncios de operadoras móveis que querem se reinventar como "platarfomas" digitais, oferecendo aplicativos como mensagens em vídeo; streaming de música ou vídeos móveis por encomenda, além de seus tradicionais serviços de voz e dados.

A indústria também quer fazer muito mais com os dados que coleta dos usuários, o que dará uma percepção a operadores de rede sobre padrões de gastos. Processamento de novos fluxos de dados de redes de sensores indutriais ou de estradas também são uma promessa.

(Por Eric Auchard)