Topo

Grandes injeções de capital do SoftBank estão adiando IPOs de tecnologia

20/10/2017 11h05

LAGUNA BEACH, Estados Unidos (Reuters) - Grandes injeções de dinheiro para startups de um grupo de investidores cada vez maior, lideradas pelo SoftBank Group e pelo fundos soberanos do Oriente Médio, acabaram com a esperança de que o mercado de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) de tecnologia se recuperaria este ano.

Esses investidores, que tradicionalmente procuram os mercados públicos, estão buscando melhores retornos das empresas privadas de tecnologia e permitiram que as startups levantassem mais dinheiro, mantivessem-se privadas por mais tempo e desprezassem os problemas regulatórios de um IPO mesmo que se tornem maiores do que muitas empresas públicas.

Na conferência D.Live do Wall Street Journal, que ocorreu esta semana nos Estados Unidos, vários investidores de risco, empresários, especialistas em IPOs e negociadores conversaram com a Reuters sobre o número surpreendentemente baixo de listagens e apontaram para investidores como o SoftBank para mudar o negócio de financiamento de startups.

"Não é surpreendente se essas empresas recebam 10 folhas de prazo", disse Nicole Quinn, parceira de investimentos da Lightspeed Venture Partners, referente a ofertas formais de investimento.

O resultado é uma queda prolongada do IPO que contribuiu para a retração de 50 por cento no número de empresas públicas dos EUA nas últimas duas décadas, de acordo com a Nasdaq. Os IPOs caíram especialmente desde 2014, ano em que os investidores do mercado público, incluindo os fundos de investimento, aumentaram o financiamento de empresas privadas de tecnologia.

Existem alguns sinais de queda mais ativa para IPOs. As empresas tecnológicas Switch, MongoDB e Roku foram listadas nas últimas semanas, com as estreias da ForeScout Technologies e da Zscaler já planejadas.

(Por Heather Somerville)