Topo

Demanda "anêmica" do iPhone 8 pressiona ações da Apple

19/10/2017 14h16

(Reuters) - Sinais de baixa demanda pelo iPhone 8 alimentaram mais dúvidas do mercado sobre a estratégia de duplo lançamento da Apple este ano, o que causava uma queda de mais de 2 por cento nas ações da companhia nesta quinta-feira.

Joe Natale, presidente-executivo da Rogers Communications, maior operadora de telefonia móvel do Canadá, disse que a procura pelo mais recente modelo do iPhone tem sido "anêmica", somando-se a uma série de indícios de que as vendas do primeiro dos dois novos telefones que a Apple lança este ano estão baixas.

Vários analistas do setor, porém, minimizaram as preocupações dizendo que a produção global de telefones da companhia parece estar de acordo com suas expectativas anteriores.

Daniel Ives, diretor de estratégia da GBH Insights, disse que suas próprias verificações mostram que apenas 20 a 25 por cento dos iPhones a serem vendidos nos próximos 12 a 18 meses serão dos modelos 8 ou 8 Plus.

"A demanda pelo iPhone 8 tem sido fraca, o principal evento é o lançamento do iPhone X no início de novembro", afirmou Ives. "Este é o início do que acreditamos ser o maior ciclo de produtos do iPhone com o X liderando o caminho", acrescentou.

A Apple já não fornece atualizações regulares sobre os números de vendas, mas as indicações dos canais de abastecimento, operadores de telefonia e analistas que acompanham o setor alimentaram a discussão de vendas fracas para a mais recente versão do celular.

Quando a Apple anunciou o plano de lançar ambos os telefones antes do final de 2017, os fãs ficaram decepcionados principalmente devido ao adiamento no lançamento do iPhone X até novembro. Mas também há preocupações de que a nova versão, mais cara até agora já vendida pela empresa, não consiga tantos compradores.

Natale, da Rogers Communications, disse que a expectativa é alta para o iPhone X, mas também observou que o estoque do produto seria limitado e que, com um preço inicial 999 dólares, trata-se de um dispositivo caro.

(Por Supantha Mukherjee)