Topo

Qudian levanta cerca de U$900 mi no maior IPO de uma fintech chinesa nos EUA

18/10/2017 11h13

(Reuters) - O provedor chinês de microcrédito online Qudian anunciou que levantou cerca de 900 milhões de dólares em uma oferta pública inicial de ações(IPO), que foi precificada acima das expectativas, ressaltando a forte demanda de investidores norte-americanos por empresas chinesas de rápido crescimento.

A oferta da Qudian representa a maior listagem nos Estados Unidos de uma empresa de tecnologia financeira chinesa. É também a empresa de maior destaque a participar da retomada das listagens em bolsa nos EUA de empresas asiáticas este ano.

A Qudian, que é financiada pela Ant Financial, do Alibaba Group e se tornou rentável no ano passado, opera um site que permite que estudantes universitários e jovens trabalhadores comprem laptops, celulares e outros produtos eletrônicos de consumo em parcelas mensais.

As ações da companhia foram precificadas a 24 dólares cada, acima da faixa prevista de 19 a 22 dólares, informou a empresa em comunicado nesta quarta-feira. As ações da Qudian irão estrear na Bolsa de Valores de Nova York nesta quarta-feira. Ao preço do IPO, a Qudian teria um valor de mercado em torno de 7,9 bilhões de dólares.

Fundada há mais de três anos, a empresa forneceu 5,6 bilhões de dólares em crédito no primeiro semestre de 2017 para 7 milhões de clientes ativos, de acordo com o prospecto d0 IPO.

O lucro líquido da Qudian saltou quase oito vezes para 973,7 milhões de iuanes (144 milhões de dólares) no semestre encerrados em 30 de junho, enquanto as receitas aumentaram quase cinco vezes para 1,83 bilhão de iuanes.

As bolsas norte-americanas devem registrar seu ano mais movimentado para os IPOs de empresas asiáticas desde 2010 e podem manter o ritmo em 2018, à medida em que startups de Taiwan, Cingapura e Vietnã se juntam às chinesas que já estão listadas no país.

(Por Roopal Verma, Nikhil Subba, Diptendu Lahiri e Elzio Barreto)