Topo

Panasonic prevê lançar sistema de direção autônoma em 2022

10/10/2017 10h23

TÓQUIO (Reuters) - O sistema de condução autônoma da Panasonic deve ser lançado em veículos comerciais já em 2022, em um desenvolvimento que provavelmente ajudará a empresa japonesa a reduzir a distância que a separa de fornecedores rivais em um mercado altamente competitivo.

A Panasonic, fornecedora exclusiva de células de bateria para o Model 3, da Tesla, está se reinventando como fornecedora de peças automotivas avançadas para escapar da concorrência de preços de smartphones e outros produtos de consumo de margem de lucro baixa.

O novo sistema de direção autônoma permitirá a condução em faixas de velocidade baixas e medianas, incluindo estacionamento autônomo, disse a Panasonic nesta terça-feira.

"Nós sabemos que estamos atrás de nossos rivais", disse Shoichi Goto, diretor encarregado de planejar, visualisar e avaliar as tecnologias de detecção na divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

"Mas nós desenvolvemos importantes chips LSI (integração em larga escala) para processamento avançado de imagens e sensores por sonar que nos dão grandes vantagens, usando a experiência que temos com televisores e câmeras.

Os novos chips precisam de mais testes e acabamentos antes do lançamento comercial do sistema, disse Goto, que anteriormente era um engenheiro de TV.

A empresa disse que planeja praticamente dobrar a receita de sua divisão automotiva para 2,5 trilhões de ienes (22 bilhões de dólares) ao ano até março de 2022, ante 1,3 trilhão até março de 2017.

(Por Makiko Yamazaki)