Topo

Ataques cibernéticos: um contratempo pré-eleitoral para o 5-Star Movement da Itália

05/10/2017 17h24

ROMA (Reuters) - Ataques cibernéticos contra a plataforma online usada pela iniciativa política italiana 5-Stars Movement para selecionar representantes e moldar suas políticas ameaçam a confiança em seus métodos antes de uma eleição parlamentar que está bem encaminhada para vencer.

A democracia direta baseada na Internet, na qual os membros votam online, é uma característica do grupo anti-establishment que entrou pela primeira vez no parlamento em 2013 e lidera muitas pesquisas de opinião antes da eleição, que será realizada até maio.

Gianroberto Casaleggio, o guru da Internet que cofundou o 5-Star em 2009, acreditava que a Internet acabaria por substituir a democracia representativa, o sistema sob o qual todos os cidadãos elegíveis votam em representantes para aprovar leis para eles.

Mas em agosto hackers anônimos invadiram a plataforma online do 5-Stars, chamada "Rousseau", em referência ao filósofo suíço nascido no século 18, e roubaram dados secretos de membros e doadores.

Não está claro se haverá algum impacto no desempenho nas eleições do 5-Stars. Mas se não conseguir proteger suas plataformas, será difícil continuar usando os métodos online que o diferenciam de outros grupos políticos.

As preocupações da população com o roubo de dados pessoais também podem tornar difícil para o 5-Stars atrair novos membros. O movimento tem um número de membros modesto, embora tenha ganho milhões de votos nas eleições com promessa de limpeza da política e oferta de apoio à renda universal para os pobres.

(Por Gavin Jones e Antonella Cinelli)