Topo

Google dará tratamento equitativo a rivais em compras, por ordem da UE

27/09/2017 16h14

BRUXELAS (Reuters) - O Google tratará seu próprio serviço de compras da mesma forma que rivais quando oferecem anúncios no topo de uma página de busca, informou a empresa nesta quarta-feira, à medida que busca cumprir ordem antitruste da União Europeia e evitar novas multas.

A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde de 2,4 bilhões de euros no maior gerenciador de buscas online do mundo em junho e a mandou parar de favorecer seu serviço de compras.

A empresa disse que os concorrentes poderão oferecer anúncios no espaço de compras através de um leilão, confirmando informação da Reuters.

"Estamos dando aos serviços de comparação de compras a mesma oportunidade de mostrar anúncios de compras de comerciantes nas páginas de resultados de busca como nós damos ao Google Shopping", disse o porta-voz da empresa, Al Verney.

"O Google Shopping competirá em termos iguais e funcionará como um negócio separado, participando do leilão da mesma forma que os concorrentes", afirmou. As mudanças entrarão em vigor na quinta-feira e só serão aplicadas na Europa.

Analistas do Deutsche Bank estimam que o negócio europeu de anúncios de listagem de produtos (PLAs, na sigla em inglês) deve gerar entre 4 e 5 bilhões de dólares, representando cerca de 5 por cento da receita total de anúncios da empresa.

(Por Foo Yun Chee)