Topo

Navistar e VW irão colaborar em caminhão elétrico e conectividade

25/09/2017 14h34

DETROIT (Reuters) - Os sócios em caminhões comerciais Navistar e a divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen disseram nesta segunda-feira que vão lançar um caminhão elétrico de médio porte na América do Norte até o final de 2019 e no desenvolvimento de sistemas para conectar caminhões à Internet.

O chefe de caminhões da Volkswagen, Andreas Renschler, e o presidente-executivo da Navistar, Troy Clarke, disseram à Reuters que as empresas também planejam colaborar na próxima geração de motores a diesel "Big Bore".

A Volkswagen no ano passado comprou 16,6 por cento na Navistar, com sede em Illinois. As empresas começaram a colaborar neste ano.

As companhias estão a caminho de atingir a economia de custos prevista de 500 milhões de dólares nos primeiros cinco anos da aliança, disse Clarke.

O novo caminhão elétrico para a América do Norte será um caminhão classe 6 ou 7, baseado em um veículo Navistar e destinado a clientes que fazem entregas em centros urbanos.

A Volkswagen testará nove caminhões elétricos na Áustria, que oferecerão cargas úteis de cerca de 18 toneladas e autonomia de cerca de 180 quilômetros entre elas, disse Renschler.

(Por Joe White)