Topo

Google cancela reunião de equipe por preocupações de assédio online

11/08/2017 13h50

(Reuters) - O Google, da Alphabet, cancelou na quinta-feira uma reunião de equipe agendada para discutir a controvérsia sobre as críticas de um ex-funcionário às políticas de diversidade da companhia, que citou preocupações sobre ataques pessoais contra empregados por pessoas com ideologia de extrema-direita.

A reunião era para discutir a decisão do Google de demitir na segunda-feira o engenheiro James Damore, que divulgou um posicionamento na rede interna, argumentando que a escassez de engenheiras era porque as mulheres eram geneticamente menos adequadas à engenharia de softwares do que os homens.

O Google disse que Damore violou o código de conduta da empresa e que suas ações estimulam estereótipos de gênero. Em um email ao qual a Reuters teve acesso na quinta-feira, o presidente-executivo Sundar Pichai disse que alguns empregados foram nominalmente citados em sites em relação ao incidente.

"Nossos funcionários estão escrevendo preocupados que possam ser rejeitados publicamente por fazer perguntas na reunião", escreveu. "Em reconhecimento às preocupações deles, precisamos dar um passo atrás e criar melhores condições para a nossa discussão".

O executivo disse que a empresa estava buscando outros fóruns para a discussão nos próximos dias.

(Por Heather Somerville)