Topo

Uber alugou carros defeituosos conscientemente, diz jornal; empresa afirma que já resolveu problema

04/08/2017 10h53

CINGAPURA (Reuters) - A Uber Technologies alugou conscientemente carros defeituosos com risco de pegar fogo para seus motoristas, informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira, e a empresa de transportes urbanos disse que agiu para resolver o problema depois que um dos veículos pegou fogo.

O jornal citou emails internos e documentos que mostram que a unidade do Uber em Cingapura comprou mais de 1.000 veículos utilitários esportivos Vezel que a Honda Motor havia convocado para um recall devido a uma falha elétrica.

O Wall Street Journal noticiou que a administração de Cingapura estava ciente do recall e que os carros que a Uber comprou e alugou não foram reparados. O Journal também afirmou que a gerência pressionou o revendedor de carros para reparos enquanto alugava os veículos.

"Assim que soubemos que um Honda Vezel, da frota da Lion City Rental, pegou fogo, agimos rapidamente para resolver o problema, em estreita coordenação com a Autoridade de Transportes Terrestres de Cingapura", disse a empresa em comunicado.

O Journal noticiou que o veículo pegou fogo em janeiro.

A Autoridade de Transportes Terrestres de Cingapura, quando contatada pela Reuters, disse que não tinha comentários imediatos sobre a reportagem do jornal.

Um porta-voz da Uber em Cingapura não quis dizer se a gerência alugou conscientemente os veículos defeituosos. O porta-voz disse que todos os veículos já foram reparados.

"Nós reconhecemos que poderíamos ter feito mais - e nós o fizemos", disse a Uber em sua declaração, acrescentando que contratou três especialistas "cujo único trabalho é garantir que respondamos plenamente a recalls de segurança".

(Por Aradhana Aravindan e Alexandria Sage; reportagem adicional por Masayuki Kitano)