Topo

Amazon tem queda de 77% no lucro em meio a aumento de custos

27/07/2017 18h54

(Reuters) - A Amazon.com informou uma queda de 77 por cento no lucro trimestral, além de prever um potencial prejuízo operacional no atual trimestre, à medida que a companhia investe forte em áreas como conteúdo de vídeo e em economias de rápido crescimento como a Índia.

A maior varejista online do mundo também estimou um resultado operacional que vai de potencial lucro de 300 milhões de dólares a um prejuízo de 400 milhões de dólares para o terceiro trimestre. Os analistas esperavam um lucro operacional de 931 milhões de dólares, segundo a FactSet.

A empresa disse que os gastos operacionais aumentaram 28,2 por cento, para 37,33 bilhões de dólares, no segundo trimestre, encerrado em 30 de junho.

O vice-presidente financeiro da empresa, Brian Olsavsky disse a repórteres que "nossos investimentos em conteúdo de vídeo continuarão a crescer, tanto de forma sequencial quanto de trimestre a trimestre", acrescentando que isso ajudaria a incentivar compradores a entrarem para o clube de compras Amazon Prime.

A companhia disse que seu lucro líquido caiu para 197 milhões de dólares, ou 0,40 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 857 milhões de dólares, ou 1,78 dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.

A receita líquida aumentou 24,8 por cento para 37,96 bilhões de dólares.

Os analistas esperavam lucro de 1,42 dólar por ação e receita de 37,18 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Olsavsky não discutiu detalhes da estratégia para a rede de supermercados Whole Foods Market, que a Amazon disse no mês passado que pretende comprar por 13,7 bilhões de dólares.

(Por Jeffrey Dastin e Rishika Sadam)