Topo

Cade aprova sem restrições aquisição de fatia de 30% da Nextel pela AINMT

04/07/2017 13h11

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição de uma participação de 30 por cento da Nextel pela AINMT Brasil Holding, que é controlada pelo Grupo Access e ainda não opera no Brasil, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Em 6 de junho, a Reuters noticiou que acordo entre a NII Holdings, dona da marca Nextel no Brasil, e o grupo escandinavo AINMT, por meio do qual a controladora da operadora norueguesa Ice poderia investir até 200 milhões de dólares na brasileira Nextel.

Inicialmente, a AINMT investiu 50 milhões de dólares em uma fatia de 30 por cento da Nextel. Mas o contrato confere à AINMT a opção de ampliar sua participação para 60 por cento, assumindo o papel de acionista controlador da Nextel, conforme parecer no site do Cade.

O documento ressalta, ainda, que a operação "não oferece riscos ao cenário concorrencial brasileiro", já que o Grupo Access não possui em seu portfólio empresas que atuam no mesmo segmento da Nextel.

(Por Gabriela Mello)