Topo

Empresa chinesa de telecomunicações ZTE duplicará investimento em pesquisa sobre 5G

30/06/2017 12h05

Por Sijia Jiang

HONG KONG (Reuters) - A fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações ZTE Corp anunciou nesta sexta-feira que duplicará investimentos de pesquisa em rede móvel de quinta geração (5G) a partir deste ano, enquanto a China intensifica o impulso para construir a maior rede 5G do mundo.

A ZTE disse que vai investir anualmente 2 bilhões de iuanes(295,5 milhões de dólares) em pesquisa e desenvolvimento de 5G a partir deste ano, em comparação com 1 bilhão de iuanes investidos no ano passado. O orçamento poderia aumentar ainda mais, já que a China pretende lançar 5G até 2020, disse a empresa.

China e Estados Unidos estão correndo para liderar o desenvolvimento da tecnologia 5G, que será significativamente mais rápida do que a atual rede 4G. Os padrões internacionais para 5G ainda não foram finalizados.

Os investimentos acumulados chineses em tecnologia 5G devem subir para 1,65 trilhão de iuanes até 2025, estimou uma pesquisa recente do Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação, com fabricantes de equipamentos como a ZTE e a Huawei Technologies sendo os principais beneficiários.

A China Mobile, o maior operadora estatal de telecomunicações do país, iniciou testes de campo da primeira estação rádio-base 5G da China, na cidade de Guangzhou, na semana passada.

A ZTE disse que atualmente emprega 3.000 pessoas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento de 5G. Uma porta-voz da empresa se recusou a dizer se a empresa planeja aumentar o número de funcionários na área.

(Por Sijia Jiang)