Topo

CEO da Apple diz a estudantes do MIT para temperar tecnologia com humanidade

09/06/2017 16h57

CAMBRIDGE, Estados Unidos (Reuters) - O presidente-executivo da Apple Tim Cook nesta sexta-feira advertiu estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês) sobre os aspectos desumanizadores da tecnologia e os instigou a incluir seus próprios valores no desenvolvimento tecnológico.

"Eu não estou preocupado com a inteligência artificial que dá aos computadores a capacidade de pensar como seres humanos", disse Cook em seu discurso no MIT. "Estou mais preocupado com as pessoas que pensam como computadores, sem valores ou compaixão, sem se preocupar com as consequências".

Falando a milhares de estudantes e seus familiares no campus do MIT, em Cambridge, Cook elogiou os benefícios de novos dispositivos e mídias sociais. Mas ele também advertiu que as mesmas tecnologias podem dividir as pessoas através de ameaças à privacidade ou à segurança, e disse que a tecnologia deve ser temperada com conhecimento humano.

"A tecnologia é capaz de fazer coisas excelentes, mas não quer fazer coisas excelentes, não quer nada", disse o Cook. "Essa parte depende de todos nós".

No discurso, Cook acrescentou detalhes sobre algumas de suas decisões passadas, como assumir posições controversas para proteger os direitos de privacidade e investir fortemente em tecnologias sustentáveis.

Cook se distanciou de um discurso de seu antecessor, o co-fundador da Apple, Steve Jobs, na Universidade Stanford, em 2005, no qual Jobs esboçou sua bagagem de pensamento livre e disse aos graduandos para encontrar um trabalho que amassem.

(Por Ross Kerber)