Topo

Verizon planeja demitir cerca de 2.000 funcionários no Yahoo e na AOL

08/06/2017 20h25

(Reuters) - A Verizon deve cortar cerca de 2 mil postos de trabalho quando completar a aquisição dos principais ativos do Yahoo por 4,48 bilhões de dólares na semana que vem, informou uma fonte familiarizada com a questão.

Os cortes devem acontecer nas unidades AOL e Yahoo e representam cerca de 15 por cento dos funcionários das duas. Cerca de 14 mil pessoas trabalham para Yahoo e AOL.

Muitos dos que serão demitidos ficam na Califórnia e, outros, fora dos Estados Unidos, segundo a fonte, que pediu para não ser identificada porque o assunto ainda não é público.

Acionistas do Yahoo aprovaram nesta quinta-feira a venda da empresa, segundo resultados preliminares de assembleia geral.

A maior operadora móvel dos EUA está combinando recursos de pesquisa, email e envio de mensagens do Yahoo com ferramentas de tecnologia de publicidade da AOL, que comprou em 2015 por 4,4 bilhões de dólares. A Verizon espera que o vídeo móvel e a publicidade sejam novas fontes de receita fora do mercado de telefonia móvel.

A compra marca o fim do Yahoo como uma empresa autônoma, que já chegou a ser avaliada em mais de 100 bilhões de dólares.

AOL e Yahoo comporão um novo empreendimento chamado Oath, liderado pelo diretor executivo da AOL, Tim Armstrong.

A Verizon aposta que pode usar dados de mais de 200 milhões de visitantes mensais em sites do Yahoo e combiná-lo com dados de 150 milhões de usuários mensais da AOL e sua própria base de usuários de mais de 100 milhões de assinantes móveis para oferecer serviços mais direcionados para anunciantes.

O acordo vem após investidores ativistas liderados pela Starboard perderem a confiança na presidente Marissa Mayer, contratada em 2012, e terem forçado a venda dos principais ativos da empresa. Ela não deve seguir no Yahoo após a conclusão da venda.

O Yahoo ainda é uma das maiores empresas da internet, com centenas de milhões de clientes usando seus serviços de e-mails, finanças e esportes. Em fevereiro de 2016, o Yahoo anunciou que cortaria 1.600 funcionários, ou 15 por cento de seus funcionários.

O fechamento do negócio foi adiado, já que as empresas avaliaram as consequências de dois vazamentos de dados do Yahoo.

O Yahoo revelou em dezembro que os dados de mais de 1 bilhão de contas de usuários foram comprometidos em agosto de 2013. Isso seguiu-se a uma divulgação separada de que pelo menos 500 milhões de contas foram afetadas em uma violação de 2014.

(Por David Shepardson)