Topo

Em conferência, Apple anuncia lançamento de assistente virtual com sistema Siri

05/06/2017 19h13

Por Stephen Nellis

SAN JOSÉ, Califórnia (Reuters) - A Apple apresentou nesta segunda-feira o HomePod, seu assistente virtual doméstico, para concorrer com os dispositivos Alexa e Echo, da Amazon, apostando no segmento de sistemas operados por voz com os quais usuários podem fazer compras, planejar itinerários e gerenciar outras tarefas.

O lançamento do aparelho, uma raridade na conferência anual de desenvolvedores que tradicionalmente apresenta software e apenas pequenas atualizações de hardware, acontece em um momento no qual analistas e investidores buscam sinais do próximo grande produto campeão de vendas da Apple, a maior companhia negociada em bolsa no mundo, uma década após o lançamento do iPhone.

O assistente de controle de voz da Apple, Siri, será integrado ao HomePod, que custará 349 dólares nos Estados Unidos. O sistema será capaz de fazer recomendações de músicas, em coordenação com o serviço Apple Music, enviar mensagens de texto, checar o noticiário e os resultados esportivos, assim como controlar outros dispositivos, como lâmpadas e controle de temperatura ambiente.

A Apple começará a vender o produto nos EUA, no Reino Unido e na Austrália em dezembro.

A companhia de Cupertino, Estado da Califórnia, disse que o Siri, o qual também concorre com o Google Assistant, da Alphabet, também será capaz de criar entradas no calendário do iPhone após um compromisso ter sido agendado em um Mac, por exemplo, marcando a primeira vez em que a Apple, preocupada com privacidade, deixou seu assistente virtual trabalhar em múltiplos dispositivos.

A Apple também deu algumas dicas sobre novas capacidades que serão incorporadas ao próximo iPhone, incluindo a chamada 'realidade aumentada', com a qual informações digitais são mostradas sobre imagens do mundo real.

Concorrendo diretamente com serviços como o de pagamento online Paypal, a Apple estreou o Apple Pay, no qual usuários serão capazes de enviar dinheiro através do aplicativo de mensagem do iPhone.

A companhia também revelou um importante acordo de conteúdo com a Amazon, disponibilizando o Amazon Prime Video, que seria disponibilizado na Apple TV, em iPhones e no iPad ainda este ano.

(Por Stephen Nellis)