Topo

Chinesa Tencent compra 5% de participação na fabricante de carros elétricos Tesla

28/03/2017 13h14

(Reuters) - A montadora norte-americana de carros elétricos Tesla informou nesta terça-feira que a gigante chinesa de tecnologia Tencent Holdings comprou 5 por cento de participação na empresa por 1,78 bilhão de dólares.

A compra impulsionou o preço das ações da Tesla mais cedo na sessão, tornando a empresa a segunda montadora mais valiosa dos Estados Unidos, à frente da Ford, mas atrás da General Motors.

O acordo dá à Tencent, com sede em Shenzhen, uma presença crescente no setor de mobilidade que está em rápida expansão, com investimentos em startups norte-americanas e chinesas que fornecem serviços de compartilhamento de caronas e estão desenvolvendo veículos elétricos autônomos.

O investimento da Tencent também fornece à Tesla recursos adicionais no momento em que a montadora da Califórnia se prepara para ampliar o volume de produção e lançar o novo Model 3. As ações da Tesla subiam 2,88 por cento, a 278 dólares.

Fundada em 1998 pelo empresário Ma Huateng, a Tencent é uma das maiores companhias de tecnologia da Ásia, mais conhecida pelo aplicativo de comunicação WeChat. Com um valor de mercado de 275 bilhões de dólares, a Tencent tem cerca de seis vezes o tamanho da Tesla, que na terça-feira superou a Ford, ao alcançar um valor de mercado de 46 bilhões de dólares

Entre os investimentos da Tencent está a Didi Chuxing, segunda maior companhia de transporte urbano por aplicativo do mundo, e a Lyft, maior rival do Uber nos Estados Unidos.

Com o investimento, a Tencent se tornou o quinto maior acionista da Tesla, atrás do fundador Elon Musk e das companhias de investimentos Fidelity, Baillie Gifford e T. Rowe Price.

(Por Rishika Sadam em Bangalore, Índia; Sijia Jiang em Hong Kong e Paul Lienert em Detroit, EUA)