Topo

Volkswagen apresentará carro autônomo de olho na liderança de novas tecnologias

06/03/2017 17h07

GENEBRA (Reuters) - A Volkswagen vai apresentar um carro totalmente autônomo no salão do automóvel de Genebra, como parte da estratégia da montadora alemã para liderar novas tecnologias após o escândalo de fraude de testes de emissões de poluentes por veículos diesel.

A maior montadora de veículos da Europa tem afirmado que vai investir bilhões de euros em carros elétricos, compartilhamento de veículos e direção autônoma, e lançar mais de 30 veículos elétricos até 2025, enquanto trabalha para se recuperar do escândalo.

O veículo autônomo a ser revelado, o conceito chamado Sedric, é precursor de outros modelos da Volkswagen nos próximos anos, disse nesta segunda-feira o presidente-executivo da companhia, Matthias Mueller, na véspera do salão.

A Volkswagen tem contratado especialistas e planeja investir bilhões de euros sozinha em direção autônoma, disse Mueller, sem dar detalhes.

O Sedric pode transportar quatro pessoas e pode ser usado em frotas de carros autônomos bem como por consumidores individuais, disse a Volkswagen.

A Mercedes-Benz lançou um carro totalmente autônomo, o conceito luxuoso F 015, dois anos atrás. Mas a Toyota tem afirmado que não espera que carros totalmente autônomos tenham uso amplo nos próximos 10 a 15 anos.

(Por Andreas Cremer)