Topo

Amazon intensifica parcerias acadêmicas na área de inteligência artificial

02/03/2017 17h36

Por Jeffrey Dastin

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Amazon lançou um novo programa para ajudar estudantes a desenvolver capacidades por meio de sua assistente de voz Alexa, disse a empresa à Reuters, no mais recente movimento de uma empresa de tecnologia para apoiar talentos na pesquisa de inteligência artificial.

A empresa de comércio eletrônico disse que está pagando uma bolsa de doutorado de um ano de duração em quatro universidades por uma quantia não revelada. Em um trabalho com professores, o Alexa Fund Fellows ajudará os alunos a resolver problemas complexos de tecnologia na aula no Alexa, como a conversão de texto em conversas ou processar conversas.

A Amazon, a Alphabet, dona do Google, e outros estão numa corrida para desenvolver e monetizar inteligência artificial. Ao contrário de alguns rivais, a Amazon tornou mais fácil para desenvolvedores de terceiros criar habilidades para o Alexa e com isso possa melhorar mais rápido -uma tática que agora está se estendendo para a sala de aula.

A cooperação também poderá ajudar a Amazon a recrutar engenheiros cujos estudos os tornarão mais familiarizados com o Alexa do que com outros assistentes de voz. As escolas no programa são Carnegie Mellon, Johns Hopkins, a Universidade de Califórnia do Sul e a Universidade de Canadá de Waterloo.

"Queremos que Alexa seja uma grande caixa de proteção", para os estudantes, disse Doug Booms, vice-presidente de desenvolvimento corporativo mundial da Amazon, em entrevista na quarta-feira.

Booms acrescentou que o objetivo da bolsa de estudos é estimular a próxima geração de pesquisadores sobre a compreensão da linguagem natural e outras tecnologias de voz, não para produzir pesquisas para a Amazon. No âmbito do programa, os projetos dos estudantes continuam a ser propriedade intelectual.

Na Universidade de Waterloo, os alunos estão melhorando a interação de Alexa com aparelhos de ar condicionado, de modo que o sistema entenda pedidos de refrigeração de uma sala para sua temperatura normal, sem exigir que o usuário especifique um número em Celsius, disse Fakhri Karray, professor de engenharia elétrica e de computação que Está supervisionando o trabalho.