Samsung alerta para dificuldades em 2016 por problemas no setor de smartphones
A gigante de tecnologia Samsung Electronics alertou nesta quinta-feira para um possível enfraquecimento nos lucros esse ano, por vendas mais baixas de aparelhos como smartphones, uma tendência que também está atingindo a rival Apple e grandes fabricantes de chips.
A desaceleração do crescimento econômico na China e fraqueza nas moedas dos mercados emergentes estão reduzindo as vendas de eletrônicos, de televisões a computadores pessoais, causando problemas não somente para Samsung e Apple, mas também para suas fornecedoras e a indústria de maneira mais ampla.
"O amplo enfraquecimento da demanda por TI dificultará a manutenção dos lucros de 2016 no nível do ano anterior", disse a Samsung em declaração acompanhando seus resultados do quarto trimestre, adicionando que "condições de negócios desafiadoras" permaneceriam durante o atual trimestre e continuariam ao longo do primeiro semestre do ano.
A maior fabricante de smartphones e chips de memória disse que o lucro operacional de outubro a dezembro foi de 6,1 trilhões de wons (equivalentes a 5,05 bilhões de dólares), atingindo a projeção inicial. A receita subiu 1,1 por cento, para 53,3 trilhões de wons, ligeiramente melhor que os 53,3 trilhões de wons que havia estabelecido como meta.
A fabricante dos smartphones e tablets Galaxy divulgou um lucro operacional para o ano de 2015 de 26,4 trilhões de wons, ante 25 trilhões no ano anterior.
A Samsung também disse que recomprará e cancelará o equivalente a 2,99 trilhões de wons em ações ordinárias e preferenciais, marcando a segunda rodada de recompra de ações como parte de um plano de recompra de 11,3 trilhões de wons anunciados no fim do ano passado. A empresa também declarou um dividendo no fim do ano de 20 mil wons por ação.
(Por Se Young Lee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.